Com o passar dos anos, o rosto das pessoas é o que mais revela as marcas do tempo, como rugas e linhas de expressão. Neste cenário, o lifting facial, também conhecido por cirurgia a face ou ritidioplastia surge como opção de tratamento para amenizar os efeitos da idade sobre o rosto.
CONHEÇA MAIS DETALHES
A cirurgia do lifting facial na prática consiste na retirada do excesso de pele e descolamento dela, além da suspensão da musculatura por meio de pontos e outros procedimentos combinados.
A ritidoplastia diminui as rugas da face através da atuação sobre a pele (com descolamento e retirada do excesso de pele) e da suspensão das estruturas subjacentes (musculatura da mímica facial) com a ajuda de pontos e outros procedimentos sobre a musculatura.
Na prática, isso significa que o lifting facial ajuda a reposicionar os tecidos e a retirada do excesso de pele faz com que as rugas, sulcos, flacidez e a famosa ‘papada’ no pescoço sejam amenizados de forma significativa.
No caso de afastamento dos músculos do pescoço, o cirurgião pode fazer uma incisão abaixo o queixo (submentoniana) para conseguir realizar o tratamento desta alteração com pontos e específicos de forma que a musculatura seja ajustada na posição correta.
ANTES DA CIRURGIA
O lifting facial é indicado para todos os pacientes que apresentam sinais claros de envelhecimento, queda da musculatura da face e diminuição da “maçã” do rosto. Não é aconselhável tomar medicamentos ou chás no período de uma semana antes da cirurgia porque isso pode afetar a coagulação.
Além disso, o paciente precisa ficar em jejum durante oito horas antes do procedimento. Neste caso, também é importante destacar que o paciente precisa de anestesia geral antes da cirurgia.
CUIDADOS
Assim como nas outras cirurgias, após realizar o lifting facial, o paciente precisa estar atento a limpeza dos curativos conforme orientação médica, além de evitar exposição ao sol, vento e friagem por três meses.
Para potencializar os resultados da riditoplastia, é indicado também realizar sessões de drenagem linfática. Em caso de dúvidas, não hesite em procurar o cirurgião para garantir que a recuperação seja tranquila e adequada.